Minha Meta

domingo, 14 de agosto de 2011

Da série: Minhas consultas pré-cirurgia.

1ª Palestra 27/07/2011 - GPEV (Gerenciamento de Peso e Estilo de Vida)

Esqueci de comentar no post que falei sobre a 1ª consulta com a endocrinologista que ela me encaminhou para a Nutricionista, Psicóloga e para o GPEV. Estou achando que ela se enganou, eu espero que sim. Digo isso porque o GPEV é para pessoas que não foram encaminhadas para a cirurgia. A palestra que ela deveria ter me encaminhado é outra: a de preparação para a cirurgia. Estou um pouco chateada de não ter sido avisada sobre a outra palestra porque, no meu plano de saúde, para fazer a cirurgia, além de fazer todos os exames e ser acompanhada por endocrinologista, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, deve-se assistir à 6, isso mesmo 6 palestras que acontecem uma vez por mês. E advinha, eu perdi a primeira por não ter sido avisada. E só descobri porque uma colega que também fará a cirurgia me falou. Isso quer dizer que o tempo mínimo de espera para realizar a cirurgia é de 6 ou 7 meses. É mole?! Enquanto isso eu vou fazendo de tudo para não engordar mais. Do contrário, será difícil sair até para ir ao médico. Tofu!


Ah, sobre a palestra. O tema foi metas e a facilitadora do dia foi Dr.ª Regilene, endocrinologista. Basicamente falou sobre tudo o que eu já sabia em anos de tratamento contra a obesidade. Foi legal porque ela é engraçada e a iniciativa do plano de saúde Promédica é louvável. Acho que, aqui em Salvador, não existe outro plano que faça algo semelhante: agir para a prevenção. Próxima palestra: 10/08/2011.


1ª consulta 03/08/2011 - Psicóloga Dr.ª Aura


Estou arrependida! Ela só pediu para eu falar e eu falei demais. E chorei. Chorei muito, ela acabou descobrindo que tenho muitos traumas. E achou curioso o fato de ninguém ter sugerido que eu fizesse terapia após perder tantos bebês (para quem não leu a minha história desde o início, sofri 4 abortos antes de ter a minha filha). Tomara que isso tudo não me atrapalhe. Pediu que marcasse nova consulta para 30 dias. Próxima consulta: 06/09/2011.


1ª consulta 05/08/2011 - Ginecologista Dr. Luiz Carlos (sei que não tem relação com a cirurgia, mas vou relatar todos os médicos porque no nosso corpo tudo está interligado de alguma forma - é o que eu acho, tá?)


Sempre resisti em ter ginecologista do sexo masculino, e tenho que confessar que perdi tempo. Esse médico é muuuuuuuito atencioso e se coloca próximo do paciente. Fiz preventivo e ele passou uma ultrassonografia da mama que farei em 31/08/2011. Próxima consulta: 08/09/2011.


Exames 08/08/2011 - Ultrassonografia do abdômen total e tireóide.


Olha, a ultrasson da tireóide deu tudo ok e já era esperado. Mas a do abdômen, me assustou. Deu esteatose hepática e colelitíase (foi essa que me assustou). Em novembro do ano passado descobri que estava com pedras na vesícula. Elas eram pequenas e poucas. Fui a um cirurgião e quase fiz a cirurgia de retirada da vesícula,  a colecistectomia. Acabei não fazendo por diversos motivos, resultado: este último exame revelou uma vesícula lotada de pedras de todos os tamanhos. O pior é que já estou sentindo muitas dores. A indicação é que eu retire a vesícula durante a cirurgia bariátrica, mas tenho minhas dúvidas se aguentarei mais de 7 meses com essas dores. Entregarei os resultados à endocrinologista na consulta de 19/08/2011.


1ª consulta 09/08/2011 - Nutricionista Dr.ª Fernanda.


Ainda não vou fazer nenhum julgamento a respeito dela, vou esperar a próxima consulta. Ai ai, o que dizer de uma pessoa que manda você tomar leite e derivados desnatado, adoçante e comer pão, arroz e biscoito integrais. A lista foi enorme, tá? Mas o que pesou para mim foram esses aí. Sei que é para o meu bem e blá blá blá e já fiquei sabendo que a intenção é negociar na próxima consulta. Dizer o que conseguiu fazer e o que não conseguiu de maneira alguma. Vou transcrever as orientações e marcar o que consegui.

  • Mastigar bem os alimentos - Ok! (Sempre faço isso)
  • Realizar 5 a 6 refeições por dia
  • Leite e derivados desnatados
  • Evitar frituras e gorduras (preferir assado, grelhado e cozido) Ok!
  • Arroz, pães e biscoitos integrais
  • No almoço, apenas 1 carboidrato Ok!
  • Aumentar consumo de frutas e verduras - Ok!
  • Aumentar consumo hídrico
  • Incluir salmão, sardinha, atum e azeite de oliva extra virgem - Ok!
  • Café descafeinado
  • Uso de adoçante
  • Evitar caldo Knnor, Sazon, miojo, além de enlatados e embutidos - 80%
Ou seja, Nota 5,0.

Por hoje é só (kkkkkkkkk, eu escrevo feito uma louca).

Beijinhos e fiquem com Deus!

3 comentários:

  1. Querida vc vai ver o tempo passa rápido e vai dar tudo certo, até mais....

    ResponderExcluir
  2. Eitaaa... revivi meu passado não muito distante com tantas consultas kkkk... sobre o gineco homem, comigo era o contrário, eu sempre tive meu médico, aí qdo mudei pra campinas arrumei uma médica e adorei rsrsr... ei achava estranho gineco mulher kkk, agora não troco minha médica por nada...
    Fique tranquila, Deus está contigo e tudo dará certo, bjsss

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas da nutri, pena que não consigo cumpri-las, kkkkkkk

    ResponderExcluir